fbpx

Missioni Don Bosco: Emergência Síria

Salesianos > Notícias > Missioni Don Bosco: Emergência Síria

A ONG Salesiana Missioni Don Bosco tem a decorrer uma campanha de emergência para recolha de donativos a favor do Oratório Salesiano de Aleppo.

O relato foi feito pelo padre Pier Jabloyan sobre a situação em Aleppo à ONG Salesiana Missioni Don Bosco. A situação melhorou bastante no que se refere à segurança, mas os incómodos de todo o género continuam. Já não se ouvem os tiros de morteiro 24 sobre 24 horas, já não se ouve de forma continuada o estrondo das bombas, mas os serviços funcionam aos soluços, criando grandes dificuldades à população. Os combustíveis escasseiam, e isto condiciona não só os transportes, que funcionam de forma irregular, mas também o serviço de distribuição da água e da eletricidade, as atividades produtivas que por consequência têm dificuldade em avançar… A maior parte das famílias tenta sobreviver no meio de imensas dificuldades económicas, movimentando-se entre mercado negro e necessidades quotidianas.

No oratório Don Bosco as atividades continuam, com grande alegria e menos dificuldades do que antes, mas sempre com alguns incómodos, que salesianos e rapazes encaram com sorriso e com mais esperança no futuro. Segundo o padre Pier os momentos dedicados à partilha, ao jogo, ao tempo livre, ao desporto continuam a representar para todos os rapazes “Um momento de normalidade numa situação que não é normal”. Por isso é importante fazer-lhes sentir toda a nossa proximidade.

Um conjunto de bens de primeira necessidade para uma família de 4 pessoas durante um mês (contendo arroz, farinha, azeite, sal, açúcar, conservas, sabão para a roupa e para o corpo…) custa cerca de 100 €.

Para garantir o lanche, o material desportivo e didático a um rapaz ou a uma rapariga do oratório e, além disso, suportar algumas pequenas despesas são necessários 50 € por mês.

Catástrofe humanitária

Aleppo, a cidade da Síria que mais sofreu os efeitos do terrível conflito que rebentou oficialmente em 2011, é atualmente teatro de uma catástrofe humanitária sem precedentes.

Aleppo é a cidade mais atingida pela guerra. Falta tudo, há muito tempo: desde os bens materiais aos serviços públicos, à eletricidade, à água potável e à da limpeza, ao gás, até à falta do sentido da humanidade. Deveria ser normal pôr um telemóvel a carregar na tomada e ter corrente ou abrir a torneira e ter água, mas não é assim. Parecem coisas óbvias mas aqui não são.

Não há nenhuma zona de Aleppo que seja segura. Há poucas semanas caiu uma bomba de morteiro mesmo no jardim do oratório salesiano, ao pé de vinte pessoas. Graças a Deus, ninguém foi atingido. A cidade está semeada de bombas de morteiro, há explosões por todo o lado. O campo de futebol do oratório está cheio de buracos feitos por estilhaços que caem todos os dias.

Não obstante todo o sofrimento, há ainda qualquer coisa de belo, consegue-se ter alguma alegria.

Link para a campanha: MISSIONI DON BOSCO VALDOCCO ONLUS
Via Maria Ausiliatrice, 32
10152 – Torino
Italia

Próximos eventos

  1. Verão MJS 2020

    20 Julho - 24 Julho

Artigos Relacionados