Missa de 7.º dia em sufrágio do Pe. João de Deus Pires em Lisboa

Notícia atualizada 24/09/2019.

Missionário Salesiano em Timor-Leste (15/04/1928 – 22/09/2019). Faleceu dia 22 de setembro de 2019 no Hospital Guido Valadares em Díli, onde estava internado devido ao agravamento do seu estado de saúde, debilitado há vários meses.

O Pe. João de Deus tinha 91 anos. Nasceu em Morais, Macedo de Cavaleiros. Depois da ordenação sacerdotal, em 1956, manteve-se em Portugal apenas por um ano, em Mogofores, tendo sido enviado para Timor em 1957. Desde esse ano até aos dias de hoje aí se manteve, desenvolvendo intensa e muito variada actividade educativa e missionária, ultrapassando dificuldades de todo o tipo e suportando grandes contrariedades durante o período da ocupação indonésia. Pela sua extrema dedicação, granjeou o respeito, a admiração e até a veneração do povo timorense, contribuindo de forma notável para a sua evangelização e para a consolidação da presença salesiana naquelas terras.

O Pe. João de Deus Pires recebeu as mais altas condecorações quer do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio atribuiu-lhe o grau de Comendador da Ordem do Mérito em 2004, quer do Presidente da República Democrática de Timor-Leste, de quem recebeu a Medalha da Ordem Dom Martinho Lopes em 2012, pelo apoio à Resistência Timorense e contributo relevante à luta pela independência.

Agradecemos a Deus o dom que foi para nós a vida do Pe. João de Deus e pedimos-Lhe que o acolha no Seu Reino de paz e felicidade.

A missa de 7.º dia em sufrágio do salesiano missionário Pe. João de Deus Pires vai celebrar-se no sábado, dia 28, às 18 horas, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora em Lisboa.

Artigos Relacionados