Milhares de jovens italianos preparam Sínodo dos Bispos

Dezenas de milhares de jovens italianos participaram, no dia 11 de agosto, num encontro com o Papa Francisco no Circo Máximo, de Roma. O Papa desafiou os peregrinos das 195 Dioceses de Itália a sonhar sempre, sem medo.

“Os grandes sonhos, para permanecerem como tal, têm necessidade de uma fonte inesgotável de esperança, de um Infinito que sopre dentro e os expanda. Grandes sonhos precisam de Deus para não se tornarem miragens ou delírio de omnipotência”, disse, num momento de perguntas e respostas perante a multidão de peregrinos, vindos de vários pontos da Itália.

Francisco desafiou a multidão a viver “sem medo”, evitando a indiferença perante “lugares de sofrimento, de derrota, de morte”.

A peregrinação a Roma, intitulada “Por mil estradas”, é uma iniciativa que antecipa o próximo Sínodo dos Bispos sobre os Jovens, no Vaticano, em outubro.

“Os sonhos dos jovens assustam um pouco os adultos. Talvez porque eles tenham parado de sonhar e de arriscar, talvez porque os vossos sonhos minam as suas opções de vida. Não deixeis que roubem os vossos sonhos”.

A celebração da tarde começou em clima de festa e subiu de tom com a chegada do “papamóvel” ao Circo Máximo. O Papa lembrou também que, desde a ressurreição de Jesus, “em todos os lugares onde a vida é oprimida, onde domina a violência, a guerra, a miséria, onde o homem é espezinhado e humilhado, se acende a chama da esperança e da vida”.

“Quantos sepulcros esperam hoje pela nossa visita! Quantas pessoas feridas, mesmo jovens, selaram o seu sofrimento, colocando-lhe uma pedra em cima”.

Depois do encontro com o Papa, 19 igrejas de Roma ficaram abertas durante toda a noite para acolher os jovens, que quiseram passar momentos de oração, manifestações culturais e de espiritualidade.

Leia também  Peregrinação da Família Salesiana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora

O encontro de dois dias continuou no dia 12 na Praça de São Pedro para uma celebração com envio de missionários, bênção da estátua dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude e a oração mariana do Angelus com o Papa. 

Fonte: Octávio Carmo/Agência Ecclesia, Fotografia: Vatican Media

Publicado no Boletim Salesiano n.º 570 de Setembro/Outubro de 2018

Artigos Relacionados