Memória do Beato Pe. Miguel Rua

Hoje comemora-se a memória do Beato Pe. Miguel Rua (1837-1910), primeiro sucessor de Dom Bosco, beatificado pelo Papa Paulo VI em 29 de outubro de 1972.

Hoje comemora-se a memória do Padre Miguel Rua (1837-1910), primeiro sucessor de Dom Bosco, beatificado pelo Papa Paulo VI em 29 de outubro de 1972.

Nasceu em Turim no dia 9 de junho de 1837. Foi o primeiro salesiano, aluno de Dom Bosco em Turim e modelo para os colegas.

Tal como Dom Bosco, o Padre Rua também tem na sua Mãe, Gioanna Maria Ferrero, uma cooperadora preciosa. Após a morte do seu enteado, e a partir de então sozinha em casa, muda de residência para se instalar junto do Oratório de S. Francisco de Sales, na casa Belezza. Francis Desramaut, no seu livro “Vida do Padre Miguel Rua”, recorda: “Muito naturalmente, passava o seu tempo livre na rouparia do lar de Dom Bosco com a mãe deste, Margherita Occhiena que, desde 1845, acompanhava a economia doméstica da casa”. Quando Mãe Margarida adoece com uma violenta pneumonia, em novembro de 1856, Gioanna esteve sempre à sua cabeceira. Depois da morte da Mãe de Dom Bosco, “Gioanna será um pouco outra ‘Mãe Margarida’ para os rapazes de Dom Bosco”.

Quatro anos antes da morte de São João Bosco, o Papa Leão XIII nomeia o Padre Miguel Rua vigário com direito de sucessão a Dom Bosco. Com ele, a Congregação Salesiana passou de 768 a 4001 Salesianos e 371 noviços, de 64 a 341 Casas, de 6 a 34 Províncias em 33 países. No seu reitorado organiza, consolida e reforça a identidade da Obra Salesiana, e assim, pensam os seus estudiosos, garante a continuidade da Sociedade de São Francisco de Sales após a morte do Fundador.

Leia também  Pároco de Santo Condestável recebe investidura da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém

Paulo VI beatificou-o dizendo: “Ele fez da fonte um rio”.

Morreu no dia 6 de abril de 1910, aos 73 anos. 

Gioanna Maria Ferrero, mãe do Padre Miguel Rua
Pe. Rua com os salesianos da expedição missionária de 1891
O sucessor de Dom Bosco com um grupo de antigos aluno

Artigos Relacionados