Mês de Maio: Tommaso Lorenzone, o pintor da Auxiliadora

A Basílica de Maria Auxiliadora de Turim foi consagrada a 9 de junho de 1868.

«Veja como é bela! Não é obra minha, não. Não sou eu que pinto. Há outra mão que guia a minha. Diga a Dom Bosco que o quadro será belíssimo».
Nos primeiros meses de 1865, o pensamento de Dom Bosco anda absorto no grande quadro de Maria Auxiliadora que deverá ficar em destaque no santuário. Encarrega da sua execução o pintor Lorenzone. […] Lorenzone alugou um salão muito alto do Palazzo Madama e deu início ao trabalho. Duraria cerca de três anos.
Conseguiu dar ao rosto de Maria Auxiliadora uma expressão materna dulcíssima. Um padre do oratório narrava:
«Um dia entrei no seu estúdio para ver o quadro. Lorenzone estava na escadinha a dar os últimos retoques no rosto de Maria. Não se voltou com o ruído que fiz ao entrar, continuou o seu trabalho. Dali a pouco desceu e pôs-se a observar. A dada altura, apercebeu-se da minha presença, tomou-me pelo braço e conduziu-me a um ponto de plena luz: “Veja como é bela!”, disse-me. “Não é obra minha, não. Não sou eu que pinto. Há outra mão que guia a minha. Diga a Dom Bosco que o quadro será belíssimo”. Estava muito entusiasmado. Depois retomou o trabalho».
Quando o quadro foi transportado, recordavam as testemunhas, e colocado no seu lugar, Lorenzone caiu de joelhos e desatou a chorar como uma criança.

Texto: Boletim Salesiano Itália

Artigos Relacionados