Itália, berço da Congregação: Turim em Família

De 16 a 21 de agosto um grupo de salesianos, acompanhados pelos seus pais, visitaram os lugares onde viveu Dom Bosco e onde nasceu a Congregação Salesiana.

De 16 a 21 de agosto vivemos dias muito especiais. Seis salesianos, acompanhados pelos seus pais, rumaram a Turim, ao berço da vida e do carisma de São João Bosco, fundador dos Salesianos.

Ouvíamos os nossos filhos falarem daqueles lugares, de como eram bonitos e tocavam o coração, de como nos falavam de Dom Bosco, das suas origens e da sua história. E realmente, ao percorrermos os mesmos caminhos, demo-nos conta de como o nosso conhecimento do Pai e Mestre dos Jovens, que até então vinha somente dos livros e do que ouvíamos contar apaixonadamente aos nossos filhos, se reforçou e tudo fez muito mais sentido.

Fomos aos Becchi, ao Colle Dom Bosco, a Chieri, a Capriglio, a Castelnuovo, a Turim. Descobrimos como Joãozinho Bosco, um rapazinho pobre, se tornou sacerdote graças à sua força de vontade e à alegria que sentia em seguir a Deus. A mesma alegria que vemos nos nossos filhos. E é tão bonito ver isso.

Deixamo-nos tocar por Dom Bosco e pelas pessoas que cruzaram o seu caminho, mas sobretudo tocou-nos Mãe Margarida. Tocou-nos a forma silenciosa, discreta, mas ao mesmo tempo tão presente e tenaz com que acompanhou o seu filho João ao longo da sua vocação e da sua vida. Aprendemos com Mãe Margarida a aceitar as dificuldades e a ajudar os nossos filhos a caminhar com Deus e com os jovens.

Ser pai e mãe de um salesiano é também uma vocação. Uma vocação da qual damos graças a Deus. Temos a certeza que, como dizia Dom Bosco, “Deus ocupa o lugar do filho em casa”.

Leia também  Papa ordena novos sacerdotes para a Diocese de Roma

Um obrigado muito grande à Província Salesiana de Portugal por nos ter permitido viver esta experiência. O carisma salesiano também cresceu na nossa vida e nos nossos corações graças a estes dias.

*(Pais do Pe. Luís Almeida. Em nome de todos os pais dos Salesianos que estiverem em Turim.) 

Publicado no Boletim Salesiano n.º 570 de Setembro/Outubro de 2018

Artigos Relacionados