Inaugurada Capela de São João Bosco na Igreja Paroquial de N. Sra. da Assunção de Almada

A paróquia de Almada em dia de Domingo de Ramos, dia 14 de abril, inaugurou a Capela de São João Bosco, com uma relíquia “ex indumentis” do ano de 1931. A comunidade Salesiana em Portugal ofereceu uma imagem do Santo que dedicou sua vida à juventude.

A capela construída por Tiago e João Bento, com as pinturas da artista Leonor Wemans, tem representados São Luís de Monfort, São Francisco e Santa Jacinta Marto, São João Bosco com São Domingos Sávio e os meninos do oratório. A imagem de Nossa Senhora de Fátima com o milagre do sol, juntamente com um crucifixo muito antigo da paróquia, ladeiam o imponente sacrário onde se fará Adoração ao Santíssimo Sacramento todos os dias com condições climatéricas bem favoráveis. Ainda havendo lugar para a representação de Santa Teresinha.

As salas na envolvência vão acolher o Centro São João Bosco, a iniciar em Setembro, dinamizado pelas Irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, da família do Verbo Encarnado. Irmãs de vida activa que abriram a primeira comunidade no nosso país em Almada, estando ao serviço no centro social e paroquial com idosos, crianças e mais pobres. Especialistas em exercícios espirituais e consagração Totus Tuus, farão com casais jovens e jovens uma dinamização do oratório, com ateliês de música, artes, jogos lúdicos, voluntariado e campos de férias. Tendo a fé católica como substrato de todas as atividades.

A igreja nova de Almada, no cinquentenário da sua construção, está igualmente a renovar o salão paroquial de Todos os Santos, com capacidade para cerca de trezentas pessoas. Com a ajuda da comunidade paroquial, de benfeitores privados e algumas empresas, será no dia 2 de junho a inauguração de todo o espaço com um almoço e concerto em honra do Espírito Santo.

Leia também  Espanha: Números que revelam o bem que se faz

Toda a aposta material, humana e espiritual tem igualmente o itinerário para a Jornada Mundial da Juventude em 2022 em Lisboa em vista, cuja Almada é “a varanda sobre Lisboa”. 

* Pároco de Almada

Artigos Relacionados