Faleceu o Pe. José Maria Ribeiro

Faleceu no dia 26 de outubro de 2020 o salesiano Pe. José Maria Ribeiro.

O Pe. José Maria era natural da aldeia de Porrais, concelho de Murça, Vila Real, onde nasceu a 9 de março de 1930. Fez a Primeira Profissão a 16 de agosto de 1948 e foi ordenado sacerdote a 1 de julho de 1958.

Dividiu, melhor, derramou a sua vida em atividade sacerdotal, pastoral, salesiana, educativa por Portugal e Moçambique, para onde foi em 1984:
31 anos de vida missionária intensa e apaixonante.

Jovialidade, simplicidade, optimismo, alegria, serenidade, atitude de proximidade foram algumas características da sua vida exemplar.

Por motivos de saúde, regressou a Portugal em 2015 e passou a viver na Residência Artémides Zatti, na Comunidade de Manique.

À Secretaria da Província Portuguesa, inúmeros salesianos, antigos alunos e amigos da obra salesiana, de Portugal e de Moçambique, fizeram chegar mensagens de pesar pela sua morte, ao mesmo tempo que salientavam no Pe. José Maria Ribeiro as suas características de salesiano genuíno, de sacerdote apostólico, de missionário dedicado.

Na fotografia, recordamos o Pe. José Maria Ribeiro numa aula de catequese no centro nutricional paroquial para crianças subalimentadas, na Moamba, em novembro de 1993.

Dêmos graças a Deus pela sua vida.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 584 de Janeiro/Fevereiro de 2021

Artigos Relacionados