Falecimento Padre Jerónimo da Rocha Monteiro

24/08/1938 – 30/08/2018 (notícia corrigida 12/09/2018 para introduzir data do falecimento)

É com pesar que comunicamos o falecimento do P. Jerónimo da Rocha Monteiro. Ocorreu esta noite (30 de agosto de 2018), na Residência Artémides Zatti, em Manique, depois de ter estado acamado durante dois dias, devido a um estado de forte prostração.

Os últimos anos da vida o P. Rocha passou-os em tratamento a uma doença oncológica que o foi debilitando progressivamente, embora com fases de melhorias apreciáveis; verifica-se agora que eram ilusórias.

As cerimónias fúnebres decorrerão desta forma:

– No sábado, 1 de Setembro, a partir das 15h00, o corpo estará na capela dos Salesianos do Estoril (não de Manique). Às 16h00, será celebrada Missa de sufrágio. O tempo de velório terminará pelas 22h00.

– No domingo, 2 de Setembro, pelas 14h00, o corpo será acolhido na igreja paroquial de Gens (Gondomar), terra natal do P. Rocha.

– Na segunda-feira, 3 de Setembro, às 10h00, em Gens (Gondomar): Missa de sufrágio e funeral.

O P. Rocha, que completara 80 anos no passado dia 24 de Agosto, foi ordenado sacerdote em 1968. A partir dessa data, a sua vida foi muito variada. A década de ’70 passou-a no Porto (Colégio dos Órfãos) em intensa e muito variada actividade educativo-pastoral. Com as iniciativas do “Ritmo 70” revelou as suas qualidades musicais que pôs ao serviço da evangelização. A mesma finalidade teve o projecto “Comunidade de Vida” cujos bons efeitos ainda perduram. Professor, pregador, director de comunidades salesianas (em Poiares e no Estoril), pároco (em Vendas Novas), Delegado mundial dos Antigos Alunos Salesianos, Delegado para a Família Salesiana em Portugal, conselheiro provincial: eis algumas das muitas incumbências que lhe encheram a vida e que engrandeceram o nome de Dom Bosco e dos salesianos em Portugal.

Leia também  “SDB Change Congress”: Oportunidades e desafios na gestão das obras salesianas

Agradecemos a Deus o dom que foi para nós a vida do P. Rocha e pedimos-Lhe que o acolha no Seu Reino de paz e felicidade.

Lisboa, 31 de Agosto de 2018
Secretaria Provincial

Artigos Relacionados