Etiópia: Salesianos de Adis-Abeba dão formação em Artes Gráficas

Continua no ‘Don Bosco TVET’, Centro de Formação Técnico-Profissional Salesiano, de Mekanissa, nos arredores da capital da Eitópia, Adis-Abeba, o projeto “Print your future” (“Imprima o seu futuro”), formação em Artes Gráficas com dois importantes resultados: crescimento em profissionalismo dos alunos e difusão do nome de Dom Bosco e dos Salesianos como sinónimos de educação e oportunidade de desenvolvimento.

O projeto – lançado em 2014, graças à colaboração entre os Salesianos, as ONGs Salesianas de Itália VIS e VIDES, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália, a Conferência Episcopal Italiana e o Ministério da Educação Etíope – viu a realização de uma oficina para Artes Gráficas, em 2015. Atualmente são ministrados cursos noturnos, alternando aulas teóricas e sessões práticas, destinadas em particular a trabalhadores da indústria gráfica, com vista à melhoria das suas qualificações e melhores oportunidades de emprego. Os cursos de Artes Gráficas são habitualmente ministrados por especialistas locais, mas foram organizadas também aulas especiais, ao cuidado de técnicos de duas das mais conceituadas escolas técnicas italianas, São Zeno” de Verona e “São Marcos” de Mestre.

Esta oferta formativa insere-se no “Don Bosco TVET”, estrutura já em atividade e credenciada pela Agência para a Formação Técnico-Profissional de Adis-Abeba, que proporciona cursos a muitos jovens pobres e vulneráveis da área. O setor gráfico é um setor importante e em crescimento no mercado do trabalho etíope. Atualmente, o “Don Bosco TVET” é a única entidade do país que dá formação em artes gráficas. Menina dos olhos e orgulho da atividade salesiana na região da capital. 

Artigos Relacionados