Eslovénia: 1.º Encontro Conjunto das Comissões de Formação das Regiões Europa Centro Norte e Mediterrânea

De 3 a 7 de novembro realizou-se em Sveti Duh, nos arredores de Liubliana, o encontro conjunto das Comissões regionais de Formação, das Regiões Europa Centro Norte e Mediterrânea.

É a primeira vez que os Delegados de formação da Inspetorias de ambas as regiões europeias se reúnem para um encontro conjunto.

O Encontro foi um momento importante de partilha dos percursos formativos que se estão a implementar nas Inspetorias, em sintonia com a caminhada que a Congregação está a fazer nestes seis anos, e procurou analisar o papel específico do Delegado e da Comissão de Formação na variedade dos contextos sociais e eclesiais das duas Regiões. Entre as atenções emergentes:

• a identidade da vida consagrada salesiana nas duas formas complementárias da vocação salesiana (salesianos irmãos e salesianos sacerdotes), que se deve redescobrir, numa época em que estão a conviver quer estímulos de renovação, quer sinais de crise;
• a figura do diretor, que está no centro da renovação porque desempenha um papel de primeira importância na formação permanente das comunidades;
• o processo de envolvimento de todos aqueles que estão em formação inicial, no estudo e aprofundamento do acompanhamento pessoal salesiano, que se está implementando como Congregação e que foi assumido como um dos empenhos prioritários nesse novo ano formativo.

O último dia foi vivido com Dom Luc Van Looy SDB, Bispo de Gante, que ajudou a ler a situação de hoje dos jovens e da Igreja na Europa, com os desafios e as oportunidades que isto lança à formação.

De Portugal estiveram presentes o Pe. Simão Cruz e o Pe. Juan Freitas.

Para o êxito do encontro contribuiu também a comunidade salesiana de Liubliana-Rakovnik, onde a riqueza da história – fundada em 23 de novembro de 1901 – e a resposta aos desafios atuais são igualmente vibrantes: a comunidade de formação está inserida num Centro salesiano que vai respondendo à variada necessidade educativa e pastoral de milhares de jovens e de pessoas da Capital Eslovena, com alto profissionalismo educativo e intenso impacto pastoral.

Artigos Relacionados