Encontro europeu de Delegados de Pastoral Juvenil Salesiana em Fátima

O Dicastério da Pastoral Juvenil Salesiana, juntamente com o Dicastério da Formação, reuniu os delegados provinciais de pastoral juvenil de todas as províncias da Europa, num encontro em Fátima, entre os dias 8 e 11 de fevereiro de 2022.

Foi um tempo de graça pela oportunidade gerada de congregar estes salesianos que servem a Congregação na animação pastoral. Consideraram-se estes dias como uma grande oportunidade de crescer quer no perfil e na missão do delegado provincial de pastoral juvenil, quer na assimilação do seu papel enquanto membro de um carisma único que serve os jovens.

As temáticas estudadas foram várias, tocando temas como “as paróquias e santuários entregues aos salesianos”, “a família na pastoral juvenil”, “a Jornada Mundial da Juventude em 2023”, “a formação inicial dos salesianos jovens e a pastoral juvenil”, “o papel do delegado de pastoral juvenil”.

Estiveram presentes sensivelmente 30 delegados de pastoral juvenil da Europa, assim como o Conselheiro Geral da Pastoral Juvenil Salesiana, o Pe. Miguel Ángel García, para além de outros salesianos do Dicastério da Pastoral Juvenil e da Formação.

A perceção final deste evento é muito positiva por várias razões, nomeadamente porque retomou os encontros presencias que são tidos como essenciais na animação e preparação destes salesianos na missão salesiana.

Artigos Relacionados