Encontro de Pastoral Juvenil de Espanha, Itália, Portugal e Médio Oriente em Granada

Assembleia teve como objetivo principal o trabalho sobre duas áreas muito atuais da vida das sociedades e dos jovens, as migrações e o ambiente digital.

Granada, Espanha, Casa de Pós Noviciado, recebeu entre os dias 1 e 4 de junho o encontro dos Centros Nacionais de Pastoral Juvenil de Espanha e Itália, e os delegados de Portugal e da Província do Médio Oriente.

Esta assembleia teve como objetivo principal o trabalho sobre duas áreas muito atuais da vida das sociedades e dos jovens, as migrações e o ambiente digital.

À luz da reflexão feita no percurso sinodal e das grandes preocupações que a Congregação tem entre mãos, desde há meses que vinha sendo preparado este evento. Desde o Centro Nacional de Pastoral Juvenil de Itália esteve presente o nosso querido D. Rosano Sala, Secretário do Sínodo, e que nos ajudou na reflexão. Outros trabalhos e reflexões foram sendo apresentados por vários salesianos destes Centros Nacionais e Províncias, destacando-se o Pe. Koldo Gutierrez, desde a Província de S. Tiago, que orientou a assembleia.

Desta forma, aproximámo-nos de questões tão atuais para poder oferecer, ao nível da animação da Pastoral Juvenil, outras perspetivas e riquezas, sobretudo ao mundo dos jovens. É certo que não se chegou a conclusões extraordinárias e totalmente inovadoras, mas apontaram-se linhas importantes para fazer caminho com os jovens.

Sobressai também o excelente acolhimento que nos foi oferecido pela comunidade formadora do Pós Noviciado de Espanha, bem como a oportunidade de visitar alguns dos mais emblemáticos locais e monumentos desta belíssima “cidade de S. João de Deus”.

Artigos Relacionados