Edições Salesianas celebram 10.º aniversário do E-Vangelizar

“Ligados ao Evangelho” foi o tema da 10.ª edição do E-vangelizar que decorreu no Porto e no Estoril.

As Edições Salesianas e a Fundação Salesianos organizaram a décima edição do E-vangelizar. Um mega evento de formação para agentes pastorais, sob o lema “Liga-te ao Evangelho”.

Não terá ainda a força de uma tradição, mas já é recebido com grande expetativa. São muitos os centros de catequese que organizam o início do ano pastoral prevendo a participação no E-vangelizar. “É óbvio que este interesse no evento ao fim de 10 edições nos deixa satisfeitos, mas, sobretudo, comprometidos em manter a qualidade da oferta formativa”, explica o Pe. Rui Alberto Almeida, diretor das Edições Salesianas.

“Liga-te ao Evangelho” foi o lema do E-vangelizar 2018 que se realizou no Porto, a 5 de outubro e no Estoril, a 13 do mesmo mês. No total, as duas ações superaram as 900 inscrições oriundas de diferentes dioceses: Viana do Castelo, Guarda, Lisboa, Aveiro, Setúbal, Braga, Évora, Bragança-Miranda, Portalegre-Castelo Branco e Faro.

O que distingue o E-vangelizar de outras propostas formativas é o facto de assentar numa ampla oferta de ateliês, de entre os quais os participantes podem fazer, no máximo, cinco. Das pinturas faciais à catequese narrativa, da comunicação à dança, os workshops têm a duração de 75 minutos e abrangem diferentes temáticas. Para os formadores, na sua maioria leigos, é um desafio treinar durante aquele tempo uma competência que possa fazer a diferença na ação evangelizadora do participante. Fernando Batista, que orientou o workshop “Risoterapia – Lava-pés”, explica que procurou “aprofundar a simbologia dos gestos presentes no lava-pés como forma de ganharmos consciência do nosso serviço aos outros e da importância de entrarmos em dinâmicas fortes de empatia e ligação emocional”. 

Leia também  Padre José Aníbal Mendonça, sdb: “Ser pai para os jovens que necessitam”

Foi precisamente o desejo de melhorar o seu serviço à Igreja que motivou a participante Elisabete Puga, da Diocese de Lisboa, a não perder a edição do Estoril. “A decisão [de participar] teve muito a ver com o desejo de aprender mais, encontrar novas ideias, novas metodologias… enriquecer-me para melhor poder dar Jesus Cristo e o Evangelho àqueles junto de quem vivo a missão.” E acrescenta: “Só tenho que dar os parabéns à organização pelos excelentes temas e formadores que levaram a este E-vangelizar. Uma enorme variedade de temas, direcionados a tantas práticas pastorais, foi muito bom! Para mim, os workshops em que participei foram de grande ajuda”.

Quer no Porto, quer no Estoril, a satisfação dos participantes era visível, mesmo naqueles que, no final do dia, não tinham conseguido fazer todos os workshops que tinham previsto. “É da maneira que tenho de voltar para o ano,” dizia a Carla Machado, participante da edição do Porto. “Foi a primeira vez que vim e agora virei sempre”, rematou. 

Publicado no Boletim Salesiano n.º 571 de Novembro/Dezembro de 2018

Artigos Relacionados