Delegado Nacional da Pastoral Juvenil em S. Vicente: Por terras de Cabo Verde

De 19 a 23 de abril o Pe. Álvaro Lago visitou a presença salesiana de S. Vicente em Cabo Verde.

Amenos e ventosos, foram os dias com que me deparei em S. Vicente na minha viagem de reconhecimento, entre 19 e 23 de abril. Ainda que o imaginário nos faça preparar uma estadia para uma terra quente e húmida, naqueles dias pude experimentar um pouco mais de um clima temperado. Ainda assim, fez-se sentir sempre uma temperatura de manga de camisa!

Nesta minha primeira viagem à nossa casa no Mindelo, senti-me verdadeiramente em família. Os irmãos salesianos, muitos educadores e crianças fizeram questão de me acolher e oferecer momentos de sincera proximidade e partilha de vidas. Embora os dias tenham sido poucos, percebi a riqueza da relação interpessoal e o valor do “estar”. Sem me conhecerem, recebi sentidos sinais de interesse na minha presença e no que pude levar, mesmo sendo tão pouco.

Sinto-me muito feliz por haver tido esta oportunidade de enriquecer os meus “conhecimentos salesianos” de uma nova realidade e de novas pessoas a quem somos enviados. Em pouco mais de três dias, partilhei da vida comunitária, ofereci uma ação de formação aos irmãos, dialoguei com a direção pedagógica da escola, falei a um grupo de professores, acompanhei momentos vários de animação pastoral, presenciei um momento muito interessante de convívio de professores na celebração do “Dia do Professor cabo-verdiano” e… pude dar uma voltinha pela ilha para conhecer as suas paisagens e realidades. Que ilha simpática! Agradeço, mais uma vez, esta oportunidade e o acolhimento recebido. Estamos juntos.

Artigos Relacionados