Dar o melhor de si mesmo: Heroísmo

Editorial do Boletim Salesiano n.º 568 de Maio/Junho de 2018

O mês de maio é lindo! Cheio de graciosidade, vitalidade e alegria. Faz sobressair a nossa identidade e o nosso valor. Leva a enfrentarmos os desafios com novo vigor e esperança, resistindo ao medo e às contrariedades e reacendendo-se a confiança e a luta pelos ideais.

É uma atmosfera favorável, enriquecida este ano pela exortação apostólica do Papa Francisco «Gaudete et Exsultate» (Alegrai-vos e Exultai) sobre o chamamento à santidade no mundo atual. É seu desejo “entusiasmar e animar cada um a dar o melhor de si mesmo para crescer rumo àquele projeto, único e irrepetível, que Deus quis, desde toda a eternidade, para ele”. (13) Alegremo-nos, pois é algo que está ao nosso alcance: “Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra”. (14)

Para a minha família estas últimas semanas têm tido um encanto especial! Com a comemoração do centenário da Batalha de La Lys recuperou-se a memória do herói nacional Aníbal Augusto Milhais, o “Herói Milhões”, meu avô, que foi um humilde soldado raso, distinguido com a mais alta condecoração portuguesa, a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. A sua coragem e altruísmo levaram-no a conter sozinho a ofensiva inimiga, naquela zona das trincheiras, permitindo assim que muitos dos seus colegas pudessem retirar em segurança. Na sua simplicidade e humildade, deu o melhor de si mesmo!

Alegra-nos muito que, em diversos comentários e mesmo no filme de cinema que recentemente estreou, seja realçada a sua fé e a devoção terna e inabalável a Nossa Senhora. “Na vida do povo fiel de Deus, encontramos muitas súplicas cheias de ternura crente e de profunda confiança. Não desvalorizemos a oração de petição, que tantas vezes nos tranquiliza o coração e ajuda a continuar a lutar com esperança. […] é um ato de confiança em Deus e, ao mesmo tempo, uma expressão de amor ao próximo”. Diz o Papa no n.º 154 da mesma Exortação.

Leia também  Jornal do Vaticano publica colaboração do Pe. Rogério Almeida

E maio é também o mês das Mães, e da Mãe Maria! Com Ela(s) a nossa vida ganha horizontes de heroísmo! “Conversar com Ela consola-nos, liberta-nos, santifica-nos. A Mãe não necessita de muitas palavras, não precisa que nos esforcemos demasiado para Lhe explicar o que se passa connosco. É suficiente sussurrar uma vez e outra: «Ave Maria…»”. (176)

Artigos Relacionados