Curso de Formação em Turim: Escola de Pastoral Juvenil

Delegados provinciais de Pastoral Juvenil participam até 18 de maio numa formação de aprofundamento da identidade e da missão do serviço salesiano.

Turim recebe, entre os dias 6 e 18 de maio, a “Escola de Pastoral Juvenil Salesiana 2019” para delegados provinciais de Pastoral Juvenil. Nesta segunda edição formativa, depois de uma primeira iniciativa realizada pelo Dicastério da Pastoral juvenil há três anos, cerca de 40 salesianos delegados temos o privilégio de viver quinze dias formativos nos “lugares santos salesianos”.

As duas semanas baseiam-se no aprofundamento da identidade e da missão do serviço como delegados provinciais. Destacam-se temas como “a cultura da reflexão e da avaliação”, “a comunidade educativo-pastoral”, “o projeto educativo-pastoral salesiano”, “a gestão do tempo”, “o Sistema Preventivo”, “a vida espiritual”, o manual do delegado de PJ”, “o acompanhamento pessoal”, bem como algumas referências da espiritualidade salesiana (a pessoa de D. Bosco, Mãe Margarida, D. Cafasso, etc).

Ao longo destes dias especiais temos a oportunidade de ter momentos de oração bem preparados e belos momentos de partilha fraterna desde a riqueza que cada participante traz.

Concluo destacando um pormenor fundamental desta formação. Diariamente está programado um tempo de trinta minutos, ao final do dia, em que cada delegado faz a sua síntese quanto ao que mais ecoou em si e algum compromisso. É o tempo “portfolio”. 

Artigos Relacionados