Conselheiro Regional visita as Edições Salesianas

  Claudine Pinheiro | abr 10, 2015

No dia 8 de abril, D. Stefano Martoglio, conselheiro regional da Congregação Salesiana para a região mediterrânica, reuniu-se com os colaboradores da sede das Edições Salesianas.

Num encontro informal mas de extrema importância, refletiu com os funcionários da única editora salesiana portuguesa sobre a missão e importância da comunicação social salesiana.

De forma sucinta, estruturou o seu discurso em três ideias fundamentais. Primeiro, sublinhou que a dimensão da comunicação social está presente desde a génese da Congregação, sendo o “Apostolado da Boa Imprensa”, expressão de D.Bosco, uma dimensão fundamental da missão salesiana. Em segundo lugar, explicou que, no contexto de mudança em que vivemos, é fundamental que as Províncias Salesianas, a quem as obras editoriais pertencem, se concentrem em definir a sua identidade e encetem um trabalho de “re-fundação”. Por fim, e tendo em conta as especificidades do mercado editorial de cada país, é importante que se garanta a flexibilidade das estruturas, e, a par do investimento tecnológico, se invistam nas pessoas e nas suas ideias.

Para levar a cabo todo o processo de “re-fundação” das editoras, D. Stefano defende que é imprescindível o trabalho em rede. “Isolar-se é o princípio do fim”, sublinhou, [devemos] “formar rede para não sermos insignificantes”. Aprofundou esta ideia distinguindo três níveis de rede:

  • Rede  de reflexão: “Ou sabemos ler a realidade e nos deixamos desafiar por ela ou acabaremos sempre por repetir-nos”;
  • Rede eclesial: “Um centro editorial é uma bênção, um anti vírus para a repetição mecânica das acções educativas/evangelizadoras”;
  • Rede da Congregação: “Um trabalho de partilha e diálogo entre as diversas realidades internacionais que se dedicam ao trabalho editorial”.

No final desta reflexão, desafiou os presentes a partilharem a sua opinião sobre quais consideram ser os pontos fortes da editora e os seus principais desafios.

Leia também  Aproximam-se as Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana 2022

A presença de D. Stefano Martoglio nas Edições Salesianas insere-se na visita extraordinária à região mediterrânica que coordena e que engloba Portugal, Espanha, Itália e Médio Oriente. Estes encontros ocorrem a cada 6 anos e são feitas a pedido e em nome do Reitor Mor. A visita ao nosso país decorrerá até ao final do mês de maio.

Artigos Relacionados