Conferência Ibérica em retiro em Valência

Exercícios Espirituais orientados pelo Bispo Auxiliar de Barcelona, D. Sebastià Taltavull.

Na semana de 14 a 20 de fevereiro, a Conferência Ibérica organizou um turno de exercícios espirituais para os conselhos provinciais das províncias de Portugal, Santiago Maior (que inclui as antigas províncias de Leon, Madrid e Bilbau) e Maria Auxiliadora (que inclui as antigas províncias de Barcelona, Valência e Sevilha). Decorreu nas instalações aprazíveis de Godelleta, antigo noviciado de Valência, que desde há anos funciona como casa de acolhimento para grupos e escola de educação ambiental.

Estavam presentes 28 participantes. De Portugal, além do Provincial e dos conselheiros, estiveram também o secretário provincial, José Armando Gomes, e o Delegado da Família Salesiana, Pe. Rocha Monteiro.

O retiro foi orientado por D. Sebastià Taltavull, Bispo auxiliar de Barcelona. Nascido na ilha de Minorca em 1948 e antigo aluno dos salesianos. Durante o seu ministério sacerdotal esteve sempre envolvido na pastoral de jovens e na catequese. Todo este background pastoral, somado à sua simplicidade arguta, fê-lo sentir-se “um de nós”. 

O pregador seguiu a abordagem clássica dos exercícios de Santo Inácio de Loyola. A oração foi cuidada, numa estética simples e significativa. O horário estava feito de modo a permitir tempo abundante de reflexão, meditação e oração. Cuidou-se com esmero a atenção ao silêncio.

As “boas-noites” dos três primeiros dias foram dadas pelos representantes de cada província. Apresentaram a realidade da sua província, os desafios que enfrenta (todas estão motivadas para a qualidade da evangelização e para a pastoral vocacional) e os modos de funcionamento dos conselhos. O pregador deu também uma das boas-noites, em forma de perguntas e respostas. No penúltimo dia, esteve conosco o Pe. Stefano Martoglio, que este ano se encontra a fazer a visita extraordinária à província de Sevilha. Partilhou a sua boa impressão por tanto bem que detetou em primeira mão em Portugal e em Sevilha. Pediu orações especiais pelos irmãos salesianos da Síria.

Leia também  Espanha: Jornadas de Comunicação refletem sobre o papel do comunicador salesiano

Nos balanços informais que se iam fazendo, os participantes sublinhavam o mérito de os irmãos com responsabilidades de animação e governo se encontrarem também para rezar e crescer no espírito e não apenas em reuniões de tipo operacional.

Artigos Relacionados