Colômbia, V Festival das Bandas Sinfónicas: Salesianos educam crianças e jovens através da música

O V Festival de Bandas Sinfónicas Salesianas da Província “São Pedro Claver” teve a participação de 14 bandas sinfónicas e culminou com um grande concerto de 610 jovens, que tocaram simultaneamente.

Para Dom Bosco as expressões artísticas, música, teatro, literatura, foram sempre uma componente essencial e eminentemente educativa. A Banda animava as festas religiosas e civis que ritmavam o ano letivo na Casa salesiana.

Nos dias 26 e 27 de outubro, no Centro Dom Bosco de Bogotá, realizou-se o V Festival de Bandas Sinfónicas Salesianas da Província “São Pedro Claver”. O evento, organizado pelo Projeto Provincial de Bandas Sinfónicas, liderado pelo Pe. Mario Peresson Tonelli, teve a participação de 14 bandas sinfónicas e culminou com um grande concerto de 610 jovens, que tocaram simultaneamente.

Desde a chegada à Colômbia, em 1890, os Salesianos iniciaram o trabalho educativo fundando as primeiras Escolas de Artes e Ofícios do país e, ao tempo mesmo, como parte vital da pedagogia salesiana, criaram a banda de música. Em 1897 também o Beato Pe. Luís Variara (1875-1923) fundou uma banda de música na colónia de leprosos de Agua de Dios.

Em 2012, mais de um século depois, os Salesianos, fiéis a essa herança, deram início ao atual “Projeto Provincial de Bandas Sinfónicas”, com o apoio da Missioni Don Bosco, instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, da Organização Não Governamental para o Desenvolvimento “Jóvenes y Desarrollo” da Generalitat de Valência, e do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernandez Artime. Com este projeto as crianças e os jovens dos oratórios cultivam o respeito, a convivência saudável e a sensibilidade do espírito através da música.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 572 de Janeiro/Fevereiro de 2019

Artigos Relacionados