Centenário das Aparições de Fátima: Olhares sobre Fátima

A convite do Centro Social e Cultural da Paróquia de Pinhel, o Boletim Salesiano participou no programa de comemoração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. Dois colaboradores do Boletim Salesiano, Pe. Luís Almeida e Nuno Quaresma, apresentaram em Pinhel uma palestra e uma exposição a partir do trabalho publicado nas edições especiais do Boletim Salesiano deste ano.

No dia 13 de julho teve lugar, no auditório da Câmara Municipal de Pinhel, um colóquio inserido na comemoração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, organizado pelo Centro Social e Cultural da Paróquia de Pinhel, com a colaboração do Município e da Junta de Freguesia daquela cidade.

O programa do dia foi preenchido por várias conferências acerca do tema e contou com a presença e a introdução de D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da diocese da Guarda.

Um dos oradores deste colóquio foi o Pe. Luís Almeida, colaborador do Boletim Salesiano, que fez uma reflexão a partir dos artigos que tem vindo a publicar no BS intitulada “Olhares sobre Fátima”. Nesta conferência, o Pe. Luís refletiu sobre três modos diferentes de olhar o evento de Fátima. Através da apresentação de cinco pessoas que lidaram diretamente com o evoluir dos acontecimentos de Fátima foi possível perceber que este evento de fé não deixa ninguém indiferente. Há quem o rejeite, quem duvide dele e quem o aceite, mas todos fazem experiência da presença divina em Fátima. As pessoas que o Pe. Luís apresentou foram: a mãe de Lúcia, Maria Rosa; o pároco de Fátima ao tempo das aparições, padre Manuel Marques Ferreira; e os três pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia.

Inserida neste colóquio foi também inaugurada no mesmo dia uma exposição com o título “Olhares sobre Fátima” do ilustrador do Boletim Salesiano, Nuno Quaresma. Esta exposição ficou patente na galeria de arte AADE entre os dias 13 de julho e 3 de setembro. O autor expôs 42 obras sobre Nossa Senhora das quais se destacam as pinturas que realizou para a iniciativa do Boletim Salesiano “31 dias com Maria”, estudo para tela de Nossa Senhora Auxiliadora e a imagem que pintou de Nossa Senhora dos Prazeres.

Leia também  Viver a JMJ: Escutar e ser escutado

Gostaríamos ainda de deixar uma palavra de especial apreço ao dr. Manuel Neves que, para além do empreendedorismo organizador, foi um incansável anfitrião e figura de acolhimento durante os dias de preparação e montagem dos eventos relacionados com o colóquio. Na sua companhia, a apresentação e conhecimento do património religioso, histórico e cultural de Pinhel tornou-se uma experiência afetiva e espiritual que deixa a vontade de regressar a uma Cidade e Comunidade que inspiram e cativam. Agradecemos ainda todo o trabalho de conceção, montagem e divulgação da exposição “Olhares sobre Fátima” da responsabilidade da arq. Joana Correia Saraiva e da sua equipa, que ajudou a dar sentido e estrutura a um conjunto, rico mas também heterogéneo, dedicado à representação pictórica de Nossa Senhora.

O Boletim Salesiano agradece à organização do evento o convite a participar neste colóquio. Assim vamos cumprindo a missão que Dom Bosco iniciou: chegar a todos anunciando a Boa Nova do Evangelho através da imprensa.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 564 de Setembro/Outubro de 2017
Fotografias: Câmara Municipal de Pinhel e Galeria de Arte AADE

Artigos Relacionados