Celebrados os 110 anos da chegada dos Salesianos a Moçambique

No dia 7 de março de 2017 comemoraram-se os 110 anos da chegada dos Salesianos a Moçambique.

O ano 2017 é um tempo de ação de graças pelos 110 anos da chegada dos Salesianos a Moçambique. Deus, que conduziu os passos dos primeiros salesianos, continua a convidar e impulsionar a todos para o trabalho que hoje se faz nas comunidades salesianas.

“Com sentido de humilde gratidão acreditamos que… [este trabalho] nasceu não de simples pro­jeto humano, mas por iniciativa de Deus.” (cfr. C 1).

Não obstante a ausência dos salesianos no território entre os anos 1913 e 1952, Moçambique nunca deixou de ser uma preocu­pação para os superiores que aguardavam o momento certo para a retoma dos tra­balhos.

Hoje a história da Visitadoria demonstra com muitas realizações e muitas esperanças na caminhada futura. Os salesianos sempre estiveram com o povo e com os jovens mais pobres. Sempre fizeram um trabalho com muita dedicação. Queremos também hoje continuar neste ritmo para servir melhor a Deus e salvar a juventude.

Celebrar esta data ajuda-nos a tomar consciência de nossa história e dos irmãos que aqui trabalharam durante todo este tempo. Agradeçamos a Deus por tantas graças recebidas e peçamos a graça da perseverança.

Artigos Relacionados