Casa Generalícia, Roma: Visita de Conjunto

Responsáveis ao mais alto nível do governo e animação das províncias salesianas da Região Mediterrânea da Congregação salesiana reuniram em Roma com o Superior Geral no encontro designado Visita de Conjunto.

Decorreu nos dias 1 a 4 de agosto p.p., na Casa Geral. Por norma, este encontro faz-se de seis em seis anos. Foi uma oportunidade para um saudável confronto de experiências pastorais nas seguintes áreas: pastoral juvenil salesiana, comunicação social, atividade missionária, economia, formação das novas gerações dos salesianos, dos membros da Família Salesiana e dos leigos colaboradores nas instituições educativas salesianas. De referir que este encontro se desenvolveu dentro de uma nova mentalidade, em que os salesianos são chamados a perspetivar e agir em sinergia, olhando não só ao próprio país, mas à nova realidade emergente, que é a Europa salesiana. De facto, os participantes vinham de vários países europeus – Espanha, Itália, Portugal. Também as presenças salesianas do Médio Oriente (Síria, Líbano, Egito, Israel, Turquia, Irão) fazem parte desta Região, o que lhe dá um carácter mais global.

Portugal esteve representado pelo provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, e pelos membros do seu conselho.

Na conclusão, o Superior Geral, Pe. Ángel Artime, animou os participantes a serem corajosos perante os novos desafios postos aos filhos de Dom Bosco no atual quadro europeu e à evangelização dos jovens do velho continente confiados ao seu cuidado pastoral.

Artigos Relacionados