Cabo Verde: Carnaval da Escola Salesiana canta e dança “As Maravilhas da Vida”

No dia 25 de fevereiro a Comunidade Educativa da Escola Salesiana de Artes e Ofícios (ESAO) em S. Vicente, Cabo Verde, saiu às ruas da cidade do Mindelo para festejar o Carnaval com o tema “As Maravilhas da Vida”.

Desafiada pelo lema “Desafia-te a fazer maravilhas”, uma comissão de nove docentes do Ensino Básico e Secundário, abraçou o projeto com brio e dedicação, informando, motivando e envolvendo alunos, professores, pais, encarregados de educação e demais membros da Comunidade Educativa. Desta forma, surgiu, com a ajuda de pessoas já com créditos firmados nesta área, a letra e a música da canção adequada para o desfile, obedecendo à temática previamente definida.

Assim, as 16 turmas do 1.º ao 6.º ano de escolaridade, sempre com a orientação dos respetivos professores e a indispensável colaboração de pais e encarregados de educação, foram elaborando, ao longo do mês de fevereiro, as decorações e indumentárias apropriadas. Cabia a este grupo representar a criação nos mais variados aspetos: sol, arco-íris, nuvens, plantas, borboletas, flores…

Ao 7.º e 8.º ano (3.º ciclo do Ensino Básico) competia representar planetas e constelações, também através de carro alegórico.

Por sua vez, ao Ensino Secundário (do 9.º ao 12.º ano) foi atribuída a missão de incarnar os quatro elementos da natureza: terra, água, sol e ar.

Foram pedidos patrocínios e apoios monetários a várias instituições e empresas para suportar as despesas inerentes a um projeto desta envergadura que contemplou, no desfile, dois carros de som, sendo um deles um camião de grande porte (trio elétrico) para transportar cantores e instrumentistas, assim como todo o material de som. 

Abria o desfile uma porta-bandeira (da ESAO) devidamente trajada e sempre acompanhada de um mestre-sala. Seguia-se a “comissão da frente” constituída maioritariamente por alunas/os do 5º e 6º ano. A seguir, vinham as alas temáticas assumidas por educandos do Ensino Básico, logo seguidas pelo grupo de bailarinas e o grupo de dança da ESAO. No cortejo não podia faltar a “batucada”, contratada para o efeito, assim como a respetiva rainha. De notar que docentes, pais e encarregados de educação também acompanharam, cantaram e dançaram ao som do tema musical ao longo de todo o percurso.

Leia também  Santidade Juvenil: Presenças salesianas festejam modelos de santidade

Ao staff, constituído por alunos, docentes e outros colaboradores, competia a organização e segurança de todos os intervenientes.

O cortejo fez três paragens de cinco minutos cada, em pontos estratégicos, para mostrar todo o conjunto em ação, retemperar forças e proporcionar momentos audiovisuais únicos à multidão concentrada nos passeios.

Esta demonstração de arte com o timbre interdisciplinar e educativo-pastoral da Escola Salesiana, estava bem patente no refrão do tema musical, várias vezes repetido: “Á Ê Ê Ê ESCOLA SALESIANA BEM P’ARENA, BEM BRILHA, Ô Ô Ô Ô, BEM LOUVA DEUS PA ESSE DOM DA VIDA”.

O desfile que partiu da Escola Salesiana e a ela regressou, percorreu algumas das principais ruas da cidade por cerca duas horas. O Carnaval da ESAO costuma sair à rua de dois em dois anos. 

Artigos Relacionados