Boletim Salesiano: Imprensa Centenária na Assembleia da República

No dia 21 de fevereiro de 2018 a Imprensa Centenária Portuguesa, na qual se insere o Boletim Salesiano, foi homenageada pela Assembleia da República, numa sessão que decorreu no Auditório Almeida Santos. A iniciativa inscreve-se na candidatura a Património Imaterial Cultural dos títulos da imprensa portuguesa.

Organizada pela Associação Portuguesa de Imprensa (API), a que se associou a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC), a sessão na Assembleia da República homenageou 33 títulos centenários, nove dos quais da AIC ( o “Mensageiro do Coração de Jesus”, “A Guarda”, “Notícias da Covilhã”, “A Ordem”, “João Semana”, “Folha de Domingo”, “O Amigo do Povo”, “O Almonda” e o “Boletim Salesiano”).

Na sessão, Edite Estrela, presidente da Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República que promoveu a homenagem, valorizou o papel dos jornais centenários e afirmou que, no seguimento do apoio do Presidente da República, a candidatura dos jornais centenários a Património Imaterial Cultural terá igualmente o apoio do Parlamento. Esse apoio foi confirmado pelos representantes dos vários Grupos Parlamentares presentes na sessão de encerramento da conferência.

A edição portuguesa do Boletim Salesiano é publicada desde 1902. O Boletim Salesiano foi fundado em Itália em 1877 por São João Bosco, padroeiro dos Editores Católicos.

É possível assistir à conferência no Canal Parlamento  bem como descarregar o catálogo da exposição que se encontra até 16 de março nos corredores do Palácio de São Bento. 

Reportagem do Canal Parlamento

Catálogo da Exposição

Fonte: Agência Ecclesia/Paulo Rocha

Artigos Relacionados