Banda Juvenil Salesiana de Poiares em Itália

A Banda Juvenil Salesiana de Poiares realizou uma digressão de 10 a 14 de Julho pelo norte da Itália.

Banda Juvenil de Poiares em Itália

Esta digressão surgiu após o convite do comissário dos Salesianos de Dom Bosco na Expo Milão 2015, onde esta congregação está presente com um pavilhão.

A Banda Juvenil Salesiana de Poiares participou no “Don Bosco day”, um evento organizado nesta exposição mundial para celebrar o contributo de São João Bosco e do seu carisma na educação dos jovens que são a “energia da vida” como o definiu o Pe. Angél Fernandez Artime, superior geral dos Salesianos de Dom Bosco que também marcou presença neste evento. Para além do Reitor mor esteve presente também todo o conselho geral dos Salesianos e muitas outras figuras tais como a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas), Ir. Yvonne Reungoat, os superiores provinciais da Itália, Antigos Alunos e Salesianos cooperadores de todo o mundo.

A Banda Juvenil Salesiana de Poiares abriu as celebrações com o Hino Salesiano “Giù dai Coli” e animou depois um cortejo até à Casa Dom Bosco (pavilhão dos Salesianos) que percorreu todo o Decumano (rua principal da Expo Milão) onde tomaram parte todas as autoridades presentes e muitas outras pessoas que se associaram.

Nos dias que precederam este evento os membros da Banda aproveitaram para visitar os lugares da vida de São João Bosco, fundador da Família Salesiana. Esta visita tornou-se ainda mais significativa pois celebram-se este ano os 200 anos do nascimento do Santo dos Jovens. A Banda realizou ainda um concerto na Casa Mãe dos Salesianos de Dom Bosco, o Oratório de Valdocco.

Foram dias muito intensos mas de grande alegria. A Banda regressou a Portugal com a certeza renovada de fazer parte de uma grande família, a Família Salesiana, que tem raízes por todo o mundo e que continua a entregar a sua vida pela educação dos jovens, sobretudo os mais necessitados.

Artigos Relacionados