Beata Alexandrina: Salesianos Cooperadores em Congresso no Centro de Espiritualidade de Balasar

Congresso dos Salesianos Cooperadores decorreu em Balasar no ano em que se assinalam os 75 anos da Promessa da Cooperadora Alexandrina Maria da Costa.

No dia 21 de setembro de 2019 realizou-se em Balasar, no Centro de Espiritualidade, o IV Congresso dos Salesianos Cooperadores. De acordo com o Projecto de Vida Apostólica, o Congresso deve ser anual e incidirá sobretudo na avaliação pastoral do ano e na programação do novo ano pastoral que com ele começa. Este ano, em que ocorre o 75.º ano da Promessa da Beata Alexandrina Maria da Costa como Salesiana Cooperadora, o Congresso assumiu um cariz especial por esse e outros motivos: foi ocasião especial para a bênção da obra de Balasar como Centro de Espiritualidade, para a realização das Promessas de 17 candidatos a Salesianos Cooperadores e, consequentemente, para a erecção do novo Centro de Salesianos Cooperadores de Balasar.

Pe. Francisco Cereda, Vigário Geral da Congregação Salesiana

Estiveram presentes no IV Congresso dos SS.CC., como convidados, o P. Francisco Cereda, Vigário Geral da Congregação Salesiana, P. Pierluigi Cameroni, Postulador da Causa dos Santos da Congregação e Responsável mundial dos ADMA, o senhor Raúl Abad, Conselheiro mundial dos SS.CC. para a Região Ibérica e o Pe. Luis Fernando, delegado Nacional dos SS.CC  de Espanha. Além destes convidados, esteve presente, por direito próprio, o Provincial dos Salesianos de Portugal, P. José Aníbal Mendonça.

O Congresso foi presidido e orientado por Maria José Barroso, Coordenadora Nacional dos SS.CC.

Raúl Abad, Conselheiro mundial dos SS.CC. para a Região Ibérica
D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga

O senhor Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, deu-nos a honra da sua presença por cerca de uma hora e dirigiu aos congressistas a sua palavra estimulante e perfeitamente enquadrada no carisma de S. João Bosco e no propósito do Congresso. Esteve também presente  o reverendo Pároco da freguesia de Balasar, apresentando os seus cumprimentos e desejando o melhor êxito para o acontecimento.

Leia também  Moncucco, Itália: Renasce a vinha de Dom Bosco

Os cerca de 90 congressistas presentes foram acolhidos com requintes de atenção e carinho pela senhora Maria Rita Scrimieri e seus colaboradores, criando-se um verdadeiro espírito de família, fazendo sentir verdadeiramente que estávamos em nossa casa.

Pe. Pierluigi Cameroni, Postulador da Causa dos Santos da Congregação

O programa do dia foi escrupulosamente cumprido com serenidade, de modo que a todos agradou. Tiveram intervenções o P. Pierluigi Cameroni, falando da beata Alexandrina como Salesiana Cooperadora e o senhor Raúl Abad que se dirigiu mais à acção apostólica dos SS.CC. A parte da tarde foi dedicada à avaliação e programação estatutárias, exigidas pelo PVA. Este momento importante e obrigatório foi dirigido pela Coordenadora Nacional, Maria José Barroso. Foi avaliado o ano pastoral que terminava e foram apresentados os objectivos para o novo ano.

Remate final do Congresso foi a Eucaristia, presidida pelo P. Francisco Cereda que nela recebeu também as Promessas de 17 aspirantes a SS.CC. Foi momento muito alto e intensamente vivido, aliás como todo o Congresso.

A Deus, por intermédio da beata Alexandrina, o nosso agradecimento e louvor sinceros!

Artigos Relacionados