Apresentação do tema do próximo ano pastoral 2014/2015

“Dar Vida ao Sonho” é o tema do próximo ano pastoral nos ambientes salesianos em Portugal.

Decorreram esta semana em Poiares e Lisboa, as sessões de apresentação do tema para o novo ano pastoral de 2014/2015, que juntaram perto de 400 educadores para um dia de formação e workshops que trabalharam o tema proposto: “Dar vida ao Sonho”.

A apresentação em Poiares, decorrida no dia 8 de Julho, juntou cerca de 64 pessoas vindas dos centros salesianos de Poiares, Mogofores, Porto e Mirandela. Em Lisboa foram mais de 300 os educadores que se reuniram no dia 10 de Julho, vindos dos centros salesianos do sul de Portugal: Évora, Vendas Novas, Manique, Lisboa e Estoril.

A apresentação, que teve a mesma estrutura em ambas as sessões, começou com uma oração, seguida da apresentação do tema e dos ícones bíblicos escolhidos, o Bom Pastor que dá vida aos nossos sonhos (Jo 10, 1-30) e o Sonho de Jacob (Gn 28, 10-22).

Durante a apresentação, o Pe. Tarcizio Morais e o Pe. José Cordeiro fizeram a ligação do tema com o bicentenário do nascimento de Dom Bosco e com o lema do Reitor-Mor para 2015, apresentando Dom Bosco sonhador, pai e mestre como modelo para toda a Família Salesiana, que nasceu aliás de um sonho, o sonho de Dom Bosco.

Em contexto educativo e salesiano, o sonho deve ser entendido como uma “aspiração”, um projeto, uma vocação, uma meta, numa experiência que se quer bela e agradável. Um ideal que dá sentido à vida.

Para ilustrar o tema, foi também apresentado o logótipo que procurou representar visualmente toda a simbologia subjacente ao tema e cuja explicação está disponível no da Pastoral Juvenil Salesiana.

A apresentação do tema foi intercalada com excertos dos filmes “O Vendedor de Fumo” e “O Astronauta” que reforçaram a mensagem do tema junto dos educadores presentes.
Na parte da tarde, os participantes foram divididos por três workshops diferentes que de forma dinâmica ajudaram a trabalhar o tema e aproximar os educadores das várias casas salesianas.

Leia também  Cabo Verde: Alunos apresentam peça “A Vampira esfomeada” na Academia ALAIM

O dia terminou com uma intervenção do Pe. Artur Pereira, provincial da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana.

Artigos Relacionados