Alunos do 1.º ano dos Salesianos do Porto aprendem a “Dar Uma Nova Vida ao Lixo”

Nos Salesianos do Porto, os professores estão a ensinar hábitos mais ecológicos aos alunos mais novos. As turmas do 1.º ano têm recebido formação sobre redução e reutilização de recursos.

As duas turmas do 1.º ano dos Salesianos do Porto deram início este ano a um programa de formação ambiental no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, com articulação com a área de Artes. O projeto intitulado “Dar Uma Nova Vida ao Lixo” pretende ensinar aos alunos mais novos a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

O projeto é transdisciplinar, com os vários programas a contribuir para a sensibilização dos alunos para a importância de reduzir o consumo de recursos, reutilizar materiais e reciclar.

São várias as atividades propostas aos alunos. No 1.º período, os alunos aprenderam a reutilizar materiais para a construção de prendas, brinquedos e jogos. No 2.º período, foram desenvolvidas sessões mais teóricas sobre a preservação do ambiente.

Na aula de Educação Física, participaram numa gincana sobre a reciclagem para colocar em prática e consolidar as aprendizagens adquiridas. Paralelamente, fizeram um inquérito à comunidade que os rodeia sobre hábitos de reciclagem. Na disciplina de Robótica, os alunos estão a criar um jogo para testar os conhecimentos sobre reciclagem; e em Música, os alunos participaram numa formação de construção de instrumentos musicais a partir do lixo. Os alunos vão aplicar as técnicas que aprenderam e construir os seus próprios instrumentos musicais para a apresentação pública do projeto.

Como parte do programa, a escola organizou no dia 11 de maio uma visita de estudo à Lipor, a empresa de gestão de resíduos do Grande Porto. Os alunos do 1.º ano tiveram oportunidade de conhecer boas práticas de prevenção e valorização de resíduos e experimentar diferentes formas de dar uma nova vida aos bens, materiais e produtos usados, reutilizando uma camisola velha para a transformar num saco de compras.

Leia também  Colégio Laura Vicuña: Aliança introduz novo projeto educativo

No próximo dia 26 de maio terão oportunidade de visitar a empresa Porto Ambiente, instalada num edifício que recebeu o certificado de construção sustentável. O objetivo da visita é dar aos mais pequenos noções de gestão de resíduos e dar a conhecer o trabalho que é feito na sua recolha. Os alunos vão ainda poder testar os conhecimentos sobre reciclagem e sustentabilidade de forma divertida e interativa.

Os mais pequenos fazem ainda sensibilização dos alunos da escola mais velhos, ensinando pequenos gestos a adotar para a preservação do planeta.

Artigos Relacionados