Acampamento Nacional MJS 2019: “Segue-me” a Paredes da Vitória

Alegria e partilha marcaram o Acampamento Nacional deste ano, atividade de conclusão do ano pastoral do Movimento Juvenil Salesiano.

Entre 22 e 26 de julho, decorreu o Acampamento Nacional do Movimento Juvenil Salesiano (MJS), com a participação de cerca de 400 jovens do 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário. Estas crianças e jovens eram provenientes de presenças salesianas do nosso país, de grupos em caminhada de fé, de centros juvenis salesianos, de serviços sociais, de paróquias e escolas. Este ano a iniciativa teve lugar no Parque de Campismo de Paredes da Vitória, em Pataias.

Divididos em três campos por faixas etárias, cada campo desenvolveu várias atividades a partir do tema do ano pastoral que agora terminou: «Segue-me! Estou contigo». «Uma viagem com o principezinho», por parte dos Pré-adolescentes; «#Queres ser feliz?», por parte dos adolescentes; e a «A grande subida», por parte dos Jovens, foram os imaginários abordados. Entre os objetivos para este acampamento propôs-se continuar a fortalecer as aprendizagens e as práticas dos valores da partilha, da interajuda e do serviço; procurou-se reforçar o sentido de pertença ao MJS e proporcionar o encontro com Deus por meio da natureza, da vida de grupo, da reflexão e da oração.

Estes momentos de alegria e de grande partilha entre todos, marcaram a conclusão de uma etapa recheada de atividades do MJS e do aprofundamento do seguimento de Jesus.

Fotografia: João Ramalho

Publicado no Boletim Salesiano n.º 576 de Setembro/Outubro de 2019

Artigos Relacionados