8.ª edição do CanSat Portugal: Equipas dos Salesianos de Lisboa participam na prova de microsatélites

Três equipas dos Salesianos de Lisboa participaram este ano na 8.ª edição da competição nacional de microssatélites.

Com organização da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da Agência Espacial Europeia, o CanSat Portugal é uma prova nacional em que alunos do ensino secundário de todo o País projetam e constroem um modelo funcional de um microssatélite com as dimensões de uma lata de refrigerante.

Este ano estiveram em competição 11 equipas, incluindo duas equipas dos Salesianos de Lisboa. A MiniSalSat, equipa composta por quatro alunos do 8.º ano dos Salesianos de Lisboa, vencedores da 1.ª edição do CanSat Jr., tiveram uma participação especial, extraconcurso.

A Missão EVA, equipa composta por cinco alunos do 12.º T3 dos Salesianos de Lisboa, pretendia estudar a viabilidade de vida noutro planeta através do estudo do desenvolvimento em ambiente controlado de bactérias. Para aumentar a capacidade de reprodução das bactérias, o microssatélite dispunha de um mecanismo de deslocamento no solo.

A Missão WE-CAN, da equipa composta por seis alunos também do 12.º T3, pretendia demostrar a capacidade de recuperação energética através de um aerogerador e do controlo de direção autónomo durante a fase de descida do microssatélite através do reconhecimento ótico do local de aterragem.

A Missão MiniSalSat pretendia avaliar as condições de temperatura que os vários componentes do microssatélite sofrem antes e após o lançamento, ajudando a colocação de sensores em futuras missões.

A iniciativa CanSat Portugal tem como objetivo dar aos estudantes a oportunidade de adquirirem experiência prática num projeto espacial de pequena escala. Os microssatélites integram todos os sistemas base de um satélite num volume reduzido: antena emissora, bateria e sensores. Os alunos são ainda responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.

Leia também  Escola de Voleibol dos Salesianos do Porto em estágio em Lisboa

Os vencedores da 8.ª edição, a SATaloios da Escola Secundária José Saramago, de Mafra, representaram Portugal na prova europeia final.

Artigos Relacionados