65.ª Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima: Família Salesiana peregrina

Ainda se sentiam os odores perfumados de devoção da grande Peregrinação do Centenário das Aparições, em Fátima, que teve a presença do humilde Peregrino, o Papa Francisco, e a canonização dos videntes Francisco e Jacinta, quando a Família Salesiana realizou a sua 65.ª Peregrinação Nacional, nos dias 20 e 21 de maio.

Ao recinto do Santuário de Fátima acorreram muitos e muitos peregrinos da Família Salesiana e muitos e muitos jovens do Movimento Juvenil Salesiano que, como em anos anteriores, celebraram o seu Dia Nacional.

O programa não foi substancialmente diferente do de anos anteriores, tendo grande parte dos peregrinos da Família começado pela Via Sacra até ao Calvário Húngaro, como habitual devoção.

Pelas 17 horas começou oficialmente a Peregrinação da Família Salesiana com uma pequena procissão da Cruz Alta até à Capelinha das Aparições, as breves palavras de boas-vindas aos peregrinos pelo Delegado Nacional da Família Salesiana, Pe. Joaquim Taveira, e uma breve oração presidida pelo Provincial, Pe. Artur Pereira. De imediato se rumou ao Centro Paulo VI para o espetáculo Arte e Fé realizado pelo MJS que juntou perto de duas mil pessoas. Uma bonita e artística manifestação de fé e amor a Nossa Senhora, seguindo um guião alusivo ao Centenário das Aparições.

Pelas 21 horas, na Capelinha, a Família Salesiana dirigiu o terço rezado em várias línguas ao qual se seguiu uma bela e muito participada Procissão de Velas. Pelas 23 horas, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, teve lugar uma Vigília de Oração, simples, breve, mas tocando vários pontos importantes da vida da Família Salesiana, com relevo para o tema da Família e para o Centenário das Voluntárias de D. Bosco.

Leia também  20 de fevereiro: Santos Francisco e Jacinta Marto

O dia seguinte trouxe-nos, pelas 9 horas, uma pequena reunião da Família Salesiana numa sala do Centro Paulo VI, onde Raúl Abad, Conselheiro Mundial dos Salesianos Cooperadores para a Região Ibérica, nos falou sobre a Família Salesiana em geral e os novos rumos e desafios que ela enfrenta nestes tempos futuros.

Depois da reza do terço na Capelinha das Aparições, também dirigida pela Família Salesiana, o remate final foi a celebração da Santa Missa para todos os peregrinos que enchiam mais de metade do grande recinto do Santuário. O canto do adeus à Virgem de Fátima emocionou mais uma vez, mas trouxe também a certeza de que Maria não ficava só ali, mas vinha no coração de todos.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 563 de Julho/Agosto de 2017

Artigos Relacionados