28.º Capítulo Geral: Que salesianos para os jovens de hoje?

Mensagem do Reitor-Mor aos leitores do Boletim Salesiano

À atenção dos Irmãos salesianos
À atenção da Família Salesiana

Queridos Irmãos:

Faço-lhes chegar, neste tempo de Semana Santa, em meu nome pessoal e no do Conselho Geral, a nossa saudação afetuosa e os votos de uma Semana Santa cheia da presença do Senhor a quem acompanhamos, conduzidos pelo Espírito.

Concluímos hoje a sessão extraordinária do Conselho Geral em que, essencialmente, abordámos o que diz respeito ao próximo Capítulo Geral. É por isso que neste momento posso anunciar-lhes que o tema do 28.º CG será: Que salesianos para os jovens de hoje?

Nele, deseja-se abordar o perfil do salesiano de hoje, e também de amanhã, para que seja capaz de dar a melhor resposta possível aos jovens, especialmente aos mais pobres e que mais precisam de nós, – missão que, naturalmente, não realizamos sozinhos, mas em missão compartilhada entre salesianos e leigos –, e também um grande número de questões jurídicas com as quais pretendemos ajudar a missão salesiana que se há de realizar hoje.

O 28.º CG será celebrado em Valdocco (Turim), como nos primeiros Capítulos Gerais da Congregação, nessa moldura cheia de significado e de simbolismo, que consideramos ideal para responder aos desafios que nos são apresentados, a nós como salesianos entre os jovens de hoje.

O CG 28 terá início no dia 16 de fevereiro de 2020, domingo, com a celebração solene da Eucaristia na Basílica de Maria Auxiliadora em Valdocco.

A sessão de encerramento terá lugar a 4 de abril de 2020, sábado, antes do início da Semana Santa. Serão, portanto, sete semanas.

Após as consultas pertinentes, e depois de ter ouvido o Conselho Geral, nomeei Regulador do 28.º Capítulo Geral o Pe. Stefano Vanoli, Secretário Geral do Conselho, a quem desde já agradecemos pela total disponibilidade.

Leia também  Boletim Salesiano: Entrevista/Reportagem com o Pe. Cordeiro nos Salesianos do Porto

A partir deste momento convido-os, Irmãos salesianos e querida Família Salesiana, a orar ao Senhor pedindo a Graça da fidelidade e a liberdade no Espírito para sonhar como devemos ser, viver e agir justamente para responder na fidelidade ao que o Senhor espera hoje de nós, que recebemos das mãos de Dom Bosco a missão iniciada por ele, sempre inspirada pelo Espírito Santo e acompanhada pela presença da nossa Mãe Auxiliadora.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 568 de Maio/Junho de 2018

Artigos Relacionados