fbpx

Pastoral Juvenil e Teatro Musical

Salesianos > Dossiers > Pastoral Juvenil e... > Pastoral Juvenil e Teatro Musical

A perspectiva de formação do jovem, ao estilo salesiano, não é atribuir uma forma abstrata, mas uma forma que deve corresponder a cada um e que seja desenvolvida na relação com os outros.

O Papa João Paulo II chamou aos artistas os “construtores geniais da beleza”, esta afirmação ganha maior relevo numa altura em que ouvimos muitas vezes dizer que o feio é “o novo belo”. É essa busca da beleza na apresentação artística que devemos ter sempre presente, quando desafiamos um grupo de jovens a atingir o mais alto nível artístico na Dança, no Teatro e no Canto, as 3 áreas do Teatro Musical. Ao atingirmos essa beleza estaremos sem dúvida mais perto de Deus e do Evangelho.

Para atingir essa beleza só boa vontade não chega, a competência técnica de quem dirige um projecto de Teatro Musical é essencial e os responsáveis devem rodear-se dos melhores profissionais tanto a nível artístico como técnico.

Os jovens são motivados pela exigência, pela qualidade e pelo reconhecimento da qualidade naquilo que fazem, exigem e gostam que sejam exigentes com eles. Devemos assim, promover o crescimento do jovem a nível humano mas também artístico, bem como a capacidade de trabalhar em grupo, o rigor e a disciplina, indispensáveis à qualidade que se pretende.

Chegamos agora ao nosso objectivo, contar uma história. Toda a competência técnica e artística referida é necessária para se contar bem a história. E que história devemos contar? Estando no âmbito da Pastoral Juvenil, é claro que devemos ser um canal de evangelização, sem medo de falar de Deus, da conversão, dos Santos, do mal que destrói o ser humano, do Natal de Cristo, devemos contar a história da salvação! Sem medo.

As horas de reflexão e de estudo indispensável dos personagens, levam o jovem a conhecer e por vezes a se reconhecer nesta história que é necessária contar, por essa razão, o Teatro Musical é um espaço privilegiado de Evangelização, que promove uma maior aproximação à Igreja e ao encontro com Deus.

São Paulo dizia que era necessário anunciar o Evangelho até em cima dos telhados, o Teatro Musical é o nosso “telhado”. Com competência e sem medo.

Próximos eventos

  1. Verão MJS 2020

    20 Julho - 24 Julho

Artigos Relacionados