fbpx
Salesianos > Dossiers > No caminho do Sínodo > No caminho do Sínodo…

Já é conhecido de todos que o Papa Francisco convocou um Sínodo dos Bispos para outubro de 2018. E inspirado pelo Espírito Santo pressentiu que era o tempo especial que a Igreja vive para orientar-se para a juventude.

Desta forma, no Em Linha, ao longo deste ano, oferecemos a rubrica “No caminho do Sínodo…” para que nos possa ajudar na aproximação à reflexão que a Igreja e os jovens estão a fazer na preparação de um evento tão significativo.

Nesta primeira oportunidade, talvez seja oportuno não nos desviarmos das palavras que o próprio Papa Francisco dirige aos jovens. Serão já conhecidas? Ótimo, reforça-as em ti! Caso não o sejam, aqui ficam algumas partes da sua primeira “Carta aos Jovens”.

“Caríssimos jovens! É-me grato anunciar-vos que em outubro de 2018 se celebrará o Sínodo dos Bispos sobre o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional». Eu quis que vós estivésseis no centro da atenção, porque vos trago no coração.

Desejo recordar-vos as palavras que certo dia Jesus dirigiu aos discípulos, que lhe perguntavam: «Rabi, onde moras?». Ele respondeu: «Vinde e vede!» (Jo 1, 38-39). Jesus dirige o seu olhar também a vós, convidando-vos a caminhar com Ele. Caríssimos jovens, encontrastes este olhar? Ouvistes esta voz? Sentistes este impulso a pôr-vos a caminho? Estou convicto de que, não obstante a confusão e o atordoamento darem a impressão de reinar no mundo, este apelo continua a ressoar no vosso espírito para o abrir à alegria completa. Isto será possível na medida em que, mesmo através do acompanhamento de guias especializados, souberdes empreender um itinerário de discernimento para descobrir o projeto de Deus na vossa vida. Mesmo quando o vosso caminho estiver marcado pela precariedade e pela queda, Deus rico de misericórdia estende a sua mão para vos erguer.

Um mundo melhor constrói-se também graças a vós, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. Não tenhais medo de ouvir o Espírito que vos sugere escolhas audazes, não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre. Também a Igreja deseja colocar-se à escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até das vossas dúvidas e das vossas críticas. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores.

Assim, através do caminho deste Sínodo, eu e os meus irmãos Bispos queremos, ainda mais, «contribuir para a vossa alegria» (2 Cor 1, 24). Confio-vos a Maria de Nazaré, uma jovem como vós, à qual Deus dirigiu o seu olhar amoroso, a fim de que vos tome pela mão e vos guie para a alegria de um «Eis-me!» pleno e generoso (cf. Lc 1, 38). Com afeto paterno, Francisco, Vaticano.”

Papa Francisco

Sentimos o carinho paterno do nosso Papa Francisco e o apoio fiel da Igreja que nos deixam claro que os jovens têm um lugar especial no coração da Comunidade de Jesus Cristo. Louvemos a Deus Pai pelo caminho de comunhão que estamos a fazer.

Próximos eventos

  1. Verão MJS 2020

    20 Julho - 24 Julho

Artigos Relacionados