Quaresma: ao ritmo da espiritualidade juvenil salesiana

A Quaresma é um tempo de preparação espiritual para a grande festa Pascal. A festa mais importante para os cristãos, onde celebramos o amor e a vida doada e partilhada a 100% por um Deus que vence a morte.

A Igreja propõe para este tempo um caminho de preparação interior a partir de três eixos: a oração (relação com Deus), o jejum e a penitência (renunciar a nós próprios, aos nossos impulsos e ao superficial) e a esmola (sensibilidade e preocupação por aqueles que mais precisam de ajuda). Contudo estas três atitudes também são fundamentais na EJS que nós vivemos e transmitimos, sem às vezes darmos conta.

É por isso que, se me deixares, deixo-te o desafio de, durante esta Quaresma procurares desenvolver e viver estes cinco aspetos:

  • A alegria. Nestes dias procura estar alegre em todos os teus compromissos. Procura levar esperança a quem está mais perto de ti para que transpareça que a vida cristã é mesmo um caminho de felicidade.
  • A tua relação pessoal com Jesus. Nesta quaresma não percas a oportunidade de estar mais perto de Jesus. Vive os Sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia; lê mais a Palavra. Reza!
  • A forma de ser Igreja. Em todas as tuas relações (em casa, com os teus amigos, na turma, com os professores…) lembra-te que sendo cristão tens de dar testemunho!
  • O serviço responsável. Está ainda mais atento aos outros e procura oferecer o teu tempo de forma generosa e com um propósito concreto. Não coloques o mundo a girar à tua volta.
  • O teu quotidiano. Encontra Deus nas pequenas coisas que fazem o teu dia-a-dia e, consciente disso, dá-lhes o seu real valor. Não adies a tua conversão!

Ah! E não me quero esquecer de insistir na oração. A oração, na nossa espiritualidade salesiana, nasce da vida, do quotidiano… O objetivo é que, quase sem notar, haja uma “inversão” e essa mesma vida se transforme em oração. Algumas dicas: procura ser criativo sem perderes a simplicidade que torna a oração autêntica e procura também momentos de oração comunitária. Não te deixes vencer pelo cansaço, procura um ritmo: o teu! Não te esqueças também que a oração salesiana é também mariana, confiamos sempre na ajuda materna de Maria. Desejo-te uma Quaresma intensa que te leve a uma Páscoa de verdadeira Alegria!

Artigos Relacionados