fbpx
Salesianos > Dossiers > A caminho do Bicentenário > A caminho do Bicentenário

Depois de uma caminhada dedicada à Espiritualidade Juvenil, iniciamos neste “Em Linha” uma secção dedicada ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco.

Duzentos anos é uma data bonita, mas queremos que seja mais do que isso. Queremos que esta secção seja uma caminhada espiritual de preparação para que também tu possas renascer neste bicentenário.

Alguém disse que o destino do homem é caminhar… Poderíamos lembrar grandes caminhantes da história, aventureiros, peregrinos, conquistadores, missionários…

Entre eles encontramos Abraão a quem Deus disse: Sai da tua terra e vai para onde eu te indicar. Abraão, ouvindo a voz de Deus, pôs-se a caminho. Temos também Moisés que peregrinou com o seu povo durante 40 anos para uma Terra Nova… Maria que pôs-se a caminho em direção à montanha e foi a casa de Isabel para ajudar e comprometer-se… e não podemos esquecer Jesus que percorria os caminhos da Galileia anunciando a Boa Nova de Deus e fazendo crescer una esperança lá onde as pessoas tinham perdido o horizonte de Deus e da Vida.

Também Dom Bosco caminhou muito ao longo da sua vida. Os caminhos percorridos na infância, na adolescência e até os que percorreu já como adulto, fizeram dele aquilo que ele foi e continua a ser para toda a Família Salesiana.

Sabemos que um homem é sempre marcado pela sua terra, pelos lugares onde viveu, mais ainda quando aí passou a juventude, trabalhou e se alimentou do fruto da terra. Assim aconteceu também com Dom Bosco nascido numa colina de Piemonte, numa família de camponeses pobres.

Tornando-se padre para os jovens, no coração da cidade de Turim, fez uma caminhada que as suas origens não deixavam prever. A vida de João Bosco brota da vitalidade da árvore que mergulha as raízes no solo e estende os ramos para o céu. Se é verdade que o céu de Turim, se apresentava carregado de nuvens de uma era industrial nascente, Dom Bosco esforçou-se por abrir aos seus jovens horizontes mais radiosos, por lhes dar razões de esperança.

Em 2015 somos convidados a ir ao encontro de Dom Bosco, até aos locais onde ele nasceu, cresceu e onde plantou as sementes da sua obra. Lá irás encontrar-te com muitos milhares de jovens de todo o mundo que, tal como tu, se encontram neste momento a iniciar uma caminhada espiritual de redescoberta interior.

Esta nova secção coloca-nos nos passos de João Bosco, fazendo-nos descobrir os lugares onde se inscreveram as etapas da sua vida. Não se trata tanto de reler a sua história, nem sequer de procurar explicar os acontecimentos, mas sobretudo de acompanhar a caminhada humana e espiritual de um homem cuja vida apaixonante pode questionar a nossa.

Prepara-te e põe-te a caminho! Dom Bosco espera por nós!

Artigos Relacionados